Bope inaugura nova sede e novo comandante assume batalhão
06/07/2018 08:13 em Oportunidades

Nesta sexta-feira (6), às 10h, a Polícia Militar da Bahia inaugura a sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na Rua 15 de Janeiro s/nº, Caji, Lauro de Freitas.

 

Além da entrega das novas instalações, na solenidade será realizada a passagem de comando, a entrega de pistolas da marca Glock – consideradas com sistema único de segurança, funcionalidade e precisão - e a entrega de 30 moedas comemorativas a militares e civis que contribuíram, de forma significativa, com o Bope. O major Clédson Souza, antigo subcomandante, assumirá o Bope no lugar do Coronel Coutinho, que foi nomeado comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

 

Bope – Criado em dezembro de 2014, o Bope é uma unidade especializada que atua no atendimento de ocorrências policiais de alta complexidade, no gerenciamento de crises e na capacitação da tropa da PMBA e de outras forças. Realiza ações antibombas, anti e contraterror, ocupação de pontos sensíveis e críticos para restauração da ordem, gerenciamento de crises envolvendo refém, intervenções em estabelecimentos prisionais, operações de combate ao crime organizado, entre outras.

A tropa do Bope atua em pronto-emprego, ou seja, para ser empregada a qualquer momento que seja acionada, e se destaca por intervir, de forma rápida, em ocorrências não convencionais e pela qualificação técnica. Desde a sua fundação, já atendeu 150 ocorrências envolvendo explosivos.

Caveiras - Para integrar o Bope, o policial militar passa por cinco meses de capacitação e avaliações (técnicas, médicas, físicas e psicológicas) no Curso de Operações Policiais Especiais (Copes). A próxima turma do Copes inicia na segunda-feira (9) com 60 alunos. Os policiais militares do Bope são conhecidos como “caveiras”.

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE