Esporte e solidariedade movimentam Primeiro Baianão de Baleado 2018
20/09/2018 14:57 em Esportes

A Federação Baiana de Baleado (FBBAL) organiza neste fim de semana o primeiro Estadual de Baleado com jogos nas quadras do Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, em Salvador. A presidente da entidade, Larissa Lomanto, explica que o objetivo é disseminar ainda mais a modalidade esportiva não apenas como competição, mas também a sua “importância enquanto atividade física empolgante aliada à qualidade de vida, através do estímulo ao fim do sedentarismo. Afinal, autoestima e sensação de bem estar são indispensáveis ao dia-a-dia das pessoas”. 

 

Com data marcada para o domingo dia 23 de setembro e jogos a partir de 7h30 da manhã serão 12 horas de pura emoção e jogos empolgantes. Para a disputa do título, estimam-se 35 times nas modalidades feminina e masculina da capital e do interior: Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Jequié, Riachão do Jacuípe, Madre de Deus, Dias D’Ávila, Lençóis, Inhambupe, Lajedo do Tabocal, Caraíbas, Camaçari, Santanópolis, Macaúbas, Santa Bárbara, entre outras. Além, de times de fora da Bahia como Brasília e Rio de Janeiro. “É um Baianão com cara de Brasileirão”, comemora Larissa. 

 

Mas o Baianão vai muito além de um só dia! No início do mês de setembro todos os atletas e entusiastas do Baleado começaram a respirar e a viver o clima deste evento com a realização de amistosos que renderão uma pontuação bônus no dia 23 de setembro. A magia de um campeonato desta grandeza não poderia se restringir a apenas um só dia! Jogou, pontuou! 

 

Além dos aspectos físico e emocional, o evento também possui um cunho social através das doações de alimentos por parte dos atletas e da torcida. A ideia é fortalecer ainda mais a concepção de que esporte e solidariedade caminham juntos. O projeto é destinado aos atletas praticantes da modalidade, assim como todos aqueles que não jogam e são simpatizantes de esportes em geral. “É bom salientar que enquanto um esporte inclusivo, engloba todas as classes sociais, faixas etárias, níveis culturais e gêneros diversos”. Larissa fala com entusiasmo do esporte ao apostar também no sucesso do evento. 

 

O Baianão de Baleado 2018 terá também uma série de atividades voltadas para o bem estar, serviços, lazer e entretenimento. A concepção é tornar o dia ainda mais agradável para os atletas, a família e o público infantil. Para quem vai disputar os jogos, massagens relaxantes e suporte da AtHome no atendimento imediato aos nossos esportistas frente à possíveis lesões, como também na preparação e no recovery de todas as delegações participantes com uma equipe de fisioterapeutas. A programação inclui distribuição de amostras de cosméticos de cabelo da marca Nutri Hair e apresentações do Grupo Cabriola Lúdica garantindo as brincadeiras da criançada.

 

Baleado já é realidade na Bahia

 

Uma brincadeira pertencente a infância de todos e que vem a cada dia ganhando espaço na vida de adultos, adolescentes e crianças, promovendo esporte, saúde, diversão e integração. O que era apenas uma brincadeira atualmente vem ganhando cada vez mais força com a criação de uma Federação, se tornando um esporte com atletas, regulamentos e campeonatos. Seja na praia, no campo, na quadra ou no asfalto, o baleado está se tornando uma febre entre pessoas que encontraram neste esporte uma maneira de aliar atividade física, diversão e terapia.

 

Independente do local de prática, o baleado ajuda na construção do trabalho em equipe, inclusão, integração e solidariedade entre os competidores. Do ponto de vista intelectual, cria mais comprometimento, contribui para uma maior maturidade emocional, desperta maior aperfeiçoamento cognitivo, aumenta a concentração e o poder de estratégia. Os ganhos emocionais vão desde a melhora da autoestima até a sensação de bem estar, liderança, noção de limites, respeito e amizade. E no campo físico traz mais agilidade, precisão, força, equilíbrio, velocidade de resposta, resistência, flexibilidade e coordenação motora.

 

Pioneirismo

É da Bahia a criação da PRIMEIRA FEDERAÇÃO DO BRASIL, a Federação Baiana de Baleado (FBBAL), entidade que nasceu para fortalecer ainda mais a modalidade esportiva dando maior visibilidade, levantando maiores investimentos, atraindo maior atenção da mídia, empresas privadas e autoridades governamentais. 

Criada em 2017, A FBBAL dá todo suporte e transforma o amadorismo em profissionalismo, levando o baleado para cada canto da cidade, do estado e do país. No cronograma da FBBAL constam: campeonatos, ligas, copas e torneios nas praias, quadras, escolas e ruas, além dos projetos sociais, de formação e propagação do esporte para aqueles que ainda não o conhece e para comunidades carentes. 

 

Serviço

Baianão de Baleado - Primeiro Estadual de Baleado

Onde: Quadras do Colégio Antonio Vieira
Endereço: Avenida Leovigildo Figueiras, 683 - Garcia, Salvador - BA
Quando: 23/09 (domingo)

Horário: a partir de 7h30 da manhã

Inscrições, Fotos, vídeos...: 

Inscrições: www.campeonatobaianodebaleado.com.br

Doação de alimentos não perecíveis 

 

COMENTÁRIOS