Baleado Solidário: Encaixe esta ideia e realize a sua jogada de amor
07/12/2018 10:15 em Esportes

Um evento beneficente terá destaque no fechamento das competições organizadas pela Federação Baiana de Baleado (FBBAL) em 2018. Já em clima de confraternização, o domingo dia 9 de dezembro será marcado por uma grande disputa em que a solidariedade deve ser a maior jogada de amor entre os atletas de Salvador e todo o interior do estado. As partidas serão nas quadras do Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, a partir das 8h30 da manhã. “O Baleado acaba sendo também uma terapia que ajuda na autoestima das pessoas e desperta amor, integração e solidariedade formando assim uma corrente do bem”, pontua Larissa Lomanto, presidente da FBBAL.

 

O Baleado Solidário é um projeto que visa fortalecer a ideia de que esporte e solidariedade caminham juntos. Ao longo do mês de novembro foram realizados jogos nas mais diversas localidades da Bahia. E no mês de dezembro também ocorreu na cidade de Ituberá. Em todos os eventos busca-se arrecadar brinquedos, alimentos, materiais de limpeza e higiene em prol de comunidades e instituições carentes. Para participar, além da presença nos jogos com as doações, pode-se "adotar" uma ou mais crianças com depósitos de R$ 20,00 que serão convertidos nas principais necessidades levantadas pelos organizadores.

 

O Baleado Solidário é diferente de outros projetos porque vai além da captação de doações. O ambiente de intenso envolvimento dos atletas motiva uma preocupação especial com a entrega pessoal para que todos se sintam mais acolhidos com amor, atenção, carinho e palavras de esperança. São momentos que ultrapassam a linha comum da entrega de doações com a distribuição de lanches, festa e brincadeiras. “Tentamos construir um espaço cada vez mais humanizado em que o olhar e a dedicação estejam mais voltados para o outro com a proposta de produzir bem-estar”, finaliza Alessandra Aguiar, vice-presidente da FBBAL.

 

Baleado

O nome assusta! No dicionário significa alguém ferido por uma bala (revólver). O conceito remete a dor, ferimento e morte. Praticantes do Baleado como atividade física estão construindo um novo significado, para que também possa constar no dicionário: Jogo de bola disputado entre dois times, dentro dos limites de tempo e espaço, com regras definidas. Sinônimo de união, divertimento, descontração, espírito de equipe e respeito ao próximo.

 

“A essência desse jogo não está no resultado final: quem ganhou ou perdeu, mas nos vínculos que são construídos e firmados. Isto tem a ver com amizade, um laço de amor e solidariedade”, explica a psicóloga e atleta Lorena Iglesias. O conceito vai além e define que as relações ficam mais sólidas, divertidas e nutridas do que há de melhor enquanto os amigos topam qualquer jogo, dia de semana, finais de semana, feriado, de manhã cedo ou tarde da noite. “Afinal, esporte e amizade ainda não é a melhor parceria? Que tal você também vir vestir a nossa camisa?”, exalta Lorena.

 

Com esse pensamento, a FBBAL convoca a todos para uma jogada de solidariedade propondo o esporte a favor da inclusão de todos, na areia, na quadra ou fora dela. “É fantástico despertar nas pessoas o interesse pelo nosso esporte! Essa é a bandeira que propagamos. Nosso lema: "Agregar para incluir, respeitar para conviver", finaliza.

Baleado já é realidade na Bahia.

 

Uma brincadeira pertencente a infância de todos e que vem a cada dia conquistando espaço na vida de adultos, adolescentes e crianças, promovendo esporte, saúde, diversão e integração. O que era apenas uma brincadeira atualmente vem alcançando cada vez mais força com a criação de uma Federação se tornando um esporte com atletas, regulamentos e campeonatos. Seja na praia, no campo, na quadra ou no asfalto, o baleado está virando uma febre entre pessoas que encontraram neste esporte uma maneira de aliar atividade física, diversão e terapia.

 

Independente do local de prática, o baleado ajuda na construção do trabalho em equipe, inclusão, integração e solidariedade entre os competidores. Do ponto de vista intelectual cria mais comprometimento, contribui para uma maturidade emocional, desperta maior aperfeiçoamento cognitivo, aumenta a concentração e o poder de estratégia. Os ganhos emocionais vão desde a melhora da autoestima até a sensação de bem-estar, liderança, noção de limites, respeito e amizade. E no campo físico traz mais agilidade, precisão, força, equilíbrio, velocidade de resposta, resistência, flexibilidade e coordenação motora.

 

Pioneirismo

É da Bahia a criação da PRIMEIRA FEDERAÇÃO DO BRASIL, a Federação Baiana de Baleado (FBBAL), entidade que nasceu para fortalecer ainda mais a modalidade esportiva dando mais visibilidade, levantando maiores investimentos, atraindo a atenção da mídia, empresas privadas e autoridades governamentais.

 

Criada em 2017, A FBBAL dá todo suporte e transforma o amadorismo em profissionalismo, levando o baleado para cada canto da cidade, do estado e do país. No cronograma da FBBAL constam: campeonatos, ligas, copas e torneios nas praias, quadras, escolas e ruas, além dos projetos sociais, de formação e propagação do esporte para aqueles que ainda não o conhece e para comunidades carentes.

 

Serviço:

O quê: Baleado Solidário 2018
Quando: Domingo dia 9 de dezembro

Horário: a partir das 8h30
Onde: Quadras do Colégio Antônio Vieira, bairro do Garcia, em Salvador


Mais informações: Larissa Lomanto (71) 98658-1970

 

 

Fotos: Arquivo Pessoal e Larissa Lomanto(FBBAL) (Foto de perfil: Lorena Iglesias, psicóloga e atleta do Baleado)
COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE